terça-feira, 23 de setembro de 2008
As regiões brasileiras e o contexto histórico na divisão política e territorial.
1. A primeira divisão regional aconteceu no momento da Primeira Guerra Mundial (1913), com finalidade dos estudos geográficos. Utilizou critérios físicos como relevo, solos , clima e vegetação. Além desses critérios podemos mencionar também, a necessidade de reforçar a Nação e por isso, dividia o território em cinco grandes áreas: Setentrional, Norte Oriental, Oriental, Central e Meridional. Nesse momento da história brasileira acreditava-se numa divisão fundamentada em critérios que resistissem à ação do tempo.
Nessa divisão o Estado da Bahia fazia parte da região Oriental junto com os estados de SP, MG. O Estado do Amapá, Roraima ainda não havia delimitado suas fronteiras. Os Estados do MA, PI, CE, RN, PB, PE, SE pertenciam ao norte oriental. São Paulo estava incluído na região meridional.
2. No periódo da Segunda Guerra Mundial (1940), o IBGE apresenta uma nova proposta de divisão para o país que, além dos aspectos naturais leva em consideração os socioeconômicos. A região Norte reunia os Estados de Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí e o Território do Acre; Goiás e Mato Grosso ainda, não divididos, formavam com Minas Gerais a região Centro. Bahia, Sergipe e Espiríto Santo formavam a região Este. O Nordeste era representado pelos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Alagoas. São Paulo e Rio de Janeiro até então, capital pertenciam à região Sul.
3. Após a Segunda Guerra Mundial (1945), o Brasil é dividido dessa vez em 7 regiões: Norte ( AP, PA, AM, RR, AC, RO), Nordeste Ocidental (MA e PI), Nordeste Oriental (CE, RN, PB, PE e AL). Leste Setentrional (SE e BA), Leste Meridional (MG , SP e RJ ) e Sul.
Observação: Na porção do estado do Amazonas foi criado um território chamado de Rio Branco, no Norte do Pará foi criado o território do Amapá. E o estado do Mato Grosso perdeu território de Guaporé situado na porção Noroeste do estado. E outro ao Sul chamado de Ponta Porã. No Sul estados de Paraná e Santa Catarina sofre recorte territorial favorecendo a presença de Igguaçu.
4. A década de 50 os territórios de Ponta Porã e Iguaçu são extintos e os estados do MA e PI, passam a integrar a região Nordeste. Bahia, Espiríto Santo, Sergipe e Rio de Janeiro formam a região Leste. A década de 60, da geopolítica interna surge Brasília (capital do país), é transferida da região do Leste para o Centro-Oeste. No ano de 1962 o Acre vira estado e o território de Rio Branco recebe a denominação de Roraima.
5. A década de 1970, época do Milagre Econômico brasileiro o Brasil conquista uma nova divisão territorial regional que utilizamos até hoje. A região Sudeste constituirá os estados de MG, SP, RJ ES. O Nordeste recebe o Sergipe e a Bahia. Todo o território de Goiás ainda não dividido pertence a região Centro-oeste. Mato-Grosso é dividido anos mais tarde dando origem ao estado do Mato Grosso do Sul.
9 Comments:
Muito bom saber um pouco mais sobre isso. Gostei do blog, profesora!! Estava estudando o material da aula de hoje e uma coisa que não me ficou muito clara foi sobre a presença de "Konzerns".Pode responder pelo meu blog. Beijos!
Clezinha, o google docs te proporciona inserir power point no blog!
http://docs.google.com/
acesse com sua conta do blog, pois o blogspot também é google!
Professora!
adoro seu blog!
Estudo muito por ele!
abraço!
sergio isaque
sergioisaque@hotmail.com
olá clezia tudo bem estivemos juntos na capacitação em barreiros para professor de geografia. gostaria que voce adicionasse o meu imail ou deixasse o seu no blog.
Clézia, muito boom seu blog! Vamos ver se, pelo menos assim, eu gosto um pouco de Geografia! Beeeijo
Professora eu gostaria de saber mais sobre a crise finaceira que os EUA estão passando. Irá me ajudar muito se a senhora comentar sobre isso no blog. Obrigada.
Amei a riqueza de informação do seu texto, até porque mesmo tendo estudado de história, nunca recebi informações sobre a história da divisão das regiões, hoje saí um pouco dessa ignorância graças a você. Obrigada por mais essa oportunidade de obter conhecimentos.
Post a Comment