Conflitos no Leste Europeu

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Ü CONFLITOS NO CONTINENTE EUROPEU: IUGOSLÁVIA (MODELO HÍBRIDO DE SOCIALISMO)


Situada na península Balcânica e habitada por povos com diversidade religiosa como: na porção Ocidental, a presença da Igreja Católica romana, na região Centro-Oriental o Islamismo (muçulmanos) representado por Bósnios e Kosovares, albaneses e o cristianismo ortodoxo representado por Sérvios.
A região era uma federação organizada pelo Marechal Tito. As seis repúblicas que designavam a Iugoslávia eram: Bósnia – Herzegovínia, Croácia, Eslovênia, Sérvia, Montenegro, Macedônia.
Durante gestão do Marechal Tito, a Iugoslávia apresentava um socialismo próprio, fora do modelo soviético inclusive com poucas empresas particulares o que levou a participar do plano de internacionalização do capital do pós-guerra.
Com a morte de Tito e a transição da economia no final da década de 80, os problemas econômicos e o sentimento nacionalista tomaram conta das repúblicas no início dos anos 90, com o plebiscito ocorrido pelas repúblicas da Croácia e a Eslovênia declarando independência. Milosevic, sucessor de Tito, com política de genocídio tentou reprimir e a situação se tornou mais grave.
Após medidas adotadas pelas repúblicas da Croácia e da Eslovênia, chegou a vez da Bósnia-Herzegovínia declarar sua independência, que apresentava uma média de 30% a 35% de sérvios, que iniciaram uma limpeza étnica, tentando expulsar os muçulmanos da região. O conflito terminou com a intervenção da ONU, no leste europeu. A OTAN decidiu atacar a Sérvia com a finalidade de não expandir o conflito no continente europeu.

0 Comments:

 
Wordpress Themes is powered by WordPress. Theme designed by Web Hosting Geeks and Top WordPress Themes.
por Templates Novo Blogger com modificações de Pollyanna Ferreira.